quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Apresentação

Olá pessoal!
Sabemos que o Brasil é um país marcado por uma enorme pluralidade cultural. A população que o compõe é caracterizada por uma variedade de raça, etnia, sexo, cor e religião; dotadas de diferentes formas de pensar, agir, ver e compreender o mundo e as relações que se estabelecem entre os indivíduos. Dentre essa variedade, destaca-se aqui, a diversidade religiosa.
A Constituição Federal de 1988 prevê a liberdade de religião e igreja para todos os indivíduos. Entretanto, ainda vivemos em uma sociedade que carrega consigo resquícios de uma construção histórica de preconceitos e desvalorização de determinadas religiões.

Em face disso, hoje o blog Educação e diversidade tem como objetivo apresentar as mais variadas opções religiosas, bem como orientar sobre a necessidade de respeito e valorização a essa diversidade, através de slides, fotos, músicas, vídeos entre outras ferramentas midiáticas que possibilitarão a compreensão e melhor entendimento sobre o assunto. 

5 comentários:

  1. Gostei muito desse trabalho que externar meus agradecimentos a equipe Eduardo, Zenaide e Josi. E especialmente a Profº Benilda que nos permitiu fazer essa aproximação com a tecnologia e educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rose. O blog está muito bom. Já adicionei o link do blog da equipe no blog da disciplina para divulgar ainda mais esse excelente trabalho de vocês.

      Excluir
  2. Olá equipe.Gostei da contrução do blog, pois se o professor ter esse instrumento para prática pedagógica ele irá auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos que é muito importante.Porém, o debate sobre religião na sociedade é muito importante por haver varios tipos de entidades na nossa sociedade comtenporanea e os alunos através do blog visualizarem por ter o acesso em slide,videos,musicas sobre o referido tema.

    ResponderExcluir
  3. Olá Janivaldo e equipe!!! Realmente é um excelente instrumento para potencializar o processo ensino-aprendizagem. Por meio dessa ferramenta é possível discutir inúmeras temáticas, como por exemplo, a diversidade. Vamos continuar utilizando essas ferramenta!!! Parabéns a todos!!! Bom estudos a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28


    RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

    NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15


    ResponderExcluir